Jericoacoara
Todos os ventos sopram a favor neste pedaço de paraíso. Destino dos amantes do windsurf e do kitesurf e cercada de belezas naturais, Jeri é o refúgio ideal para contemplar o pôr do sol, se aventurar em seus mares de ventos constantes ou simplesmente relaxar e esquecer a vida agitada das cidades.
Jeri é muito mais que um charmoso vilarejo de pescadores cercado de dunas e mar de águas cristalinas. Aqui tem sol o ano todo, o tempo passa desacelerado, a natureza convida a descansar e esquecer a vida lá fora. Além de tudo, possui uma geografia abençoada conhecida por ter os melhores ventos do Brasil soprando durante nove meses do ano, o que atrai praticantes do kitesurf e do windsurf de todo mundo. A iluminação fica por conta da Lua e das estrelas: a fiação é subterrânea e não há postes de iluminação, o que garante um toque a mais de charme às ruazinhas de areia.
Cenários paradisíacos, gente simpática e um pôr do sol de tirar o fôlego: Jeri vai te conquistar.
O que fazer:
- Explorar os charmosos becos que interligam as ruazinhas de areia que levam até a praia
- Reserve um dia para as Lagoas do Paraíso e Azul e outro para a Lagoa de Tatajuba e Mangue Seco
- Uma caminhada pela Praia da Malhada, praticamente deserta onde só os coqueiros garantem uma boa sombra
- O passeio da Igrejinha até o Farol também pode render uma boa caminhada e uma vista deslumbrante do vilarejo. Descer até a Pedra Furada vale a aventura
- Subir a Duna do Pôr do Sol e contemplar o espetáculo da natureza é mandatório!
- Se ainda não pratica, faça aulas de kitesurf ou windsurf. Se já é do ramo, explore os ventos na Praia do Preá
- Provar um dos 20 sabores de sorvetes artesanais na Gelato & Grano ou comer a famosa torta de banana da Tia Angelitta.
Onde comer:
- Tamarindo
- Na Casa Dela
- The Lab
- Lagosteiro
- Kaze Sushi Bar
Onde ficar:
- Posada Jeribá
- Chili Beach
- Casa da Praia
- My Blue Hotel
Como chegar:
O aeroporto mais próximo é o de Fortaleza (300km). É preciso transporte especializado 4x4 e a entrada de veículos é limitada aos bugies e outros veículos autorizados.
Quando ir:
De julho a janeiro é garantia de bom tempo e bons ventos. Entre fevereiro e abril podem ocorrer chuvas bem leves, o que pode atrapalhar alguns passeios. Maio e junhos muitos estabelecimentos fecham em função da baixa temporada. Os melhores ventos ocorrem mais pro final da temporada, em dezembro, podendo chegar até a média de 90 nós.
Esportes:
Empresas especializadas garantem segurança e qualidade, desde aulas e instrução ao aluguel de equipamentos profissionais: Windsurf - Club, ClubVentos Kitesurf - Strapless
Importante saber:
Em Jeri não há caixa eletrônico ou agência bancária. Muitos lugares aceitam cartão de crédito, mas para não passar apuros, o ideal é levar dinheiro. Se for necessário fazer câmbio, recomendamos que já o faça no aeroporto de Fortaleza.
Texto de Carlos Almeida